terça-feira, 17 de novembro de 2015

Criatividade se aprende, você sabia?


Hoje, comemora-se o dia da criatividade. A criatividade nunca esteve tão em alta, porque criativos resolvem problemas e questões com muito menos recursos, de forma mais rápida e cada vez mais, isso vai ser valorizado na sociedade como um todo.

Embora pareça, criatividade não é um dom, ela pode ser aprendida, com os estímulos corretos.
A criança vem preparada e aberta para receber estímulos para sua criatividade, mas se não continuarmos estimulando a sua criatividade, ela se perde.

Dicas para estimular a criatividade em casa:

1- Tenha livros, gibis, por vários cantinhos em casa e estimule a leitura, leia para sua criança em casa, faça vozes diferentes, peça para ela contar a história do jeito dela, desenhar.
2- Crie brinquedos com sucata, usando caixas, embalagens, coisas que normalmente iriam para o lixo, com cola, tinta rendem bons brinquedos e tem muito material na internet para você inspirar-se
3- Cante, dance, pule, corra e solte a imaginação no faz de conta em casa, brincando de personagens.
4- Faça receitas com a criança, deixe ela modelar biscoitos, dar formas e ajudar a pensar na falta de um ingrediente, por exemplo, pensar no que poderia substituir e assim mostrar que tem horas que temos que improvisar, testar novas soluções.
5- Faça roteiros diferentes para ir a escola, com caminhos diferentes. Mude também um pouco a rotina durante a semana, para dar uma arejada nas ideias.
6- Use coisas diferentes para diversão, evite repetir sempre os mesmos programas, principalmente se são programas que não estimulam a criatividade. Vá a teatros, shows, museus, centros culturais e permita que a criança experimente diferentes espaços e receba informação para ela criar em suas brincadeiras depois.
7- Tenha sempre papel, giz de cera, lápis de cor, hidrocor a mão, para que a criança possa expressar seu sentimento, sempre que puder. Peça para a criança explicar o desenho e falar o que desenhou. Guarde e espalhe pela casa, os que mais gostar, valorizando seu trabalho. Colocar moldura e usar na decoração é ótimo para estimular a auto-estima, confiança e criatividade da criança. Desenhe com a criança, use materiais diferentes, como cola, ponta de lápis, lantejoula, e aviamentos para dar mais potencial criativo à criança. 
8- Tire um momento no fim de semana para um projeto em família com sucata, ou pintando em uma tela, ou papel pardo, pintar com dedinhos, etc.

Outro dia mostramos aqui no blog o Tempo Junto, que estimula que as fotografias tiradas em casa, virem um livro para falar dos sentimentos, isso é super criativo! O blog deles tem sempre muitas dicas para brincar junto, passar tempo junto e sem dúvida, a convivência e a atenção real ao momento presente é o melhor estímulo que a criança pode receber para crescer saudável e criativa.

A criatividade não é usada só entre artistas, como pintura, dança, artes cênicas, mas é também usada para ajudar a pensar em soluções.

Conheça o blog AQUI

Mais ideias para ensinar criatividade aos pequenos AQUI, AQUI E AQUI

Conte pra gente se usar uma dessas ideias e como foi na sua casa ou compartilhe algo novo, que você faz, do seu jeito, comente!





Nenhum comentário:

Postar um comentário