segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Você sabe o que é linguagem? Por Elaine Felizolla

            
O ser humano (e somente ele) é dotado de uma extraordinária habilidade que lhe faculta a possibilidade  de transmitir uma ideia, um desejo ou sentimento : a linguagem.
            Esta habilidade é tão natural que as vezes  nos esquecemos de sua preeminência na história da espécie humana, sendo inclusive possível afirmar que é inadmissível a vida sem ela.
            Mas afinal o que é a linguagem?
            A linguagem pode ser definida como  um sistema convencional de símbolos arbitrários que são combinados para armazenar e trocar informações. É uma combinação convencional que liga um som ao significado.  Por exemplo: quando se ouvimos a palavra "cachorro", imediatamente relacionamos esse som ao animal, apesar deste som não parecer com cachorro e nem haver nele, nenhum indício do animal. Há apenas uma combinação convencional a todo falante da língua portuguesa, que esse som representa esse determinado animal.
            Desde ao o nascimento a criança está perfeitamente sintonizada com a linguagem que ouve ao seu redor e são muito sensíveis aos padrões de entonação da fala que estão escutando.
            A "motherese", ou, mamanhês em português, é um tipo de linguagem   frequentemente utilizada pelas mães ao se comunicarem  com seus bebês. Caracteriza-se por uma fala com prosódia e entonações vocais peculiares.
            Quando uma mãe fala, com seu bebê " que gracinha de bebê", ou ainda, "cadê o bonitinho da mãe?", ela geralmente utiliza a "motherese", com entonações vocais específicas. A criança reage com um gritinho ou um sorriso. Porém, se falamos " que bebê horroroso" ou " cadê o medonho da mamãe", utilizando os mesmos artifícios,  a reação do bebê será a mesma, porque, na verdade, o que o bebê percebe  é a prosódia, a melodia da fala e as expressões faciais.
            No que se refere a linguagem,  é fascinante como em poucos anos a criança desenvolve a capacidade de falar uma língua nativa com fluência e exatidão.
            Existem várias correntes teóricas sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem mas, o fato é que, uma criança de 3 anos é "um gênio gramatical". Consegue  construir  um numero ilimitado de orações sem qualquer instrução formal, dando interpretações coerentes  a novas frases que nunca escutaram antes.
            Subitamente falam frases fluentes, respeitando a  maioria das regras da língua falada por sua comunidade e ainda são capazes de combinar palavras em uma frase, de forma a enunciar uma quantidade infinita de orações  diferentes, de acordo com a necessidade do momento.
            A capacidade de ler esse artigo nos leva, eu e você, a participar de uma maravilha do mundo natural. Você e eu, pertencemos a uma espécie  que possui a extraordinária capacidade de expressar e compreender uma ideia, um pensamento. A única espécie capaz de desenvolver a linguagem.

Elaine Felizolla




Nenhum comentário:

Postar um comentário