sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Identidade cultural e negritude

    Ainda hoje, a maioria dos contos de fadas, livros, filmes, novelas, propagandas, revistas exibem perfis que tornam difícil a contrução da identidade de uma criança negra.

   Pensando nisso, uma professora de educação infantil, a Aline Silva, que começou a incluir nas suas aulas, personagens, histórias que contassem a história não de contos de fada, mas verdadeiras histórias, onde crianças e adolescentes negras são as protagonistas.
    Com sua iniciativa, ela percebeu que as crianças tiveram sua auto-estima elevada e um contexto com uma nova referência começou a ser inserido naquele universo.

  É muito difícil para as crianças negras construirem uma identidade sem referências, por isso é importante contextualizar e mudar esse cenário.


Princesa Violeta é um livro incrível para adolescentes.


Histórias da Preta são História sobre as origens, sobre a África


Menina Bonita do laço de fita, faz parte de uma biblioteca recomendada para crianças negras, no blog da Aline Silva, que usamos como referência para esse post, que você confere AQUI



Veja a abordagem de quem já viveu na pele esse tipo de questão:


Tais Araujo e Lázaro Ramos falam de como foram criados e orientados por suas famílias a enfrentarem o preconceito racial.



Andressa conta como orientou a filha de 6 anos sobre preconceito na escola


O Rapper Emicida tem poesias ou raps para sua filha, sobre negritude e identidade racial, veja que lindo:



Viva a Consciência negra!



Nenhum comentário:

Postar um comentário